Sejam bem vind@s!

Aqui compartilhamos nossas experiências e impressões de um Brasil looonge dos grandes centros urbanos, bem distante das metrópoles e capitais. Um país ainda desconhecido para a maioria d@s brasileir@s, principalmente de quem vive na região sudeste. Tenham tod@s uma boa viagem!

sábado, 5 de março de 2011

Caldo de Piranha


Caldo de piranha é afrodisíaco conhecidíssimo no Mato Grosso do Sul. Encontrável nas boas casas do ramo (do ramo dos caldos e outros acepipes, bem entendido) é mais bem apreciado em ambiente familiar, como por exemplo, a Feira Central de Campo Grande.
Na feira, além de formidável praça de alimentação do tipo oriental, encontra-se em bancas muito bem organizadas: grãos, folhas, farináceos, azeite, erva-mate, doces, artesanatos, pilhas, sabonetes, cuias para chimarrão e tereré, artigos de maquiagem, presentes e feirinha de eletrônicos.
O preparo do Caldo de Piranha requer os seguintes ingredientes: (a) 1 cebola picada; (b) 1 pimentão verde picado; (c) manjericão picado a gosto; (d) cebolinha picada a gosto; (e) salsinha picada a gosto; (f) 2 1/2 kg de piranhas (assegure-se que estejam mortas, caso contrário seus dedos é que virarão caldo ou picadinho para as ditas piranhas); (g) 3 dentes de alho picados; (h) pimenta malagueta picada a gosto; (i) 2 folhas de louro; (j) 100 ml de leite de côco; (l) sal a gosto e (m) 1 colher de colorau.
As piranhas devem ser descamadas e evisceradas, retirando-lhes também os olhos. Partidas ao meio deverão ser cozidas em 2 litros de água sem tempero algum. Seguem fervendo até que se desmanchem. O caldo é então coado em peneira fina, de modo a que se retenham os agudíssimos espinhos. Numa outra panela, refogue o alho, a cebola e o pimentão picados até dourá-los. Acrescente o colorau e, em seguida, o caldo coado, deixando-se cozinhar bem a mistura. Após ferver bastante, acrescente-se o leite de côco, as folhas de louro, o manjericão e a pimenta malagueta. Cozinhe mais um pouco até que o caldo se torne homogêneo. É hora de servi-lo em cumbucas ou em pequenos potes para caldos. Arremate cada porção com um pouco de salsinha e cebolinha verde. Esta receita rende cerca de 8 porções.
Embora a comida predominante na Feira Central seja oriental, há pratos regionais como o mencionado caldo de piranha, a costelinha de pacu e o filé de pintado, ambos fritos. O yakisoba e o sobá são preparados com macarrão caseiro e legumes orgânicos. A preocupação ambiental se estende para o asseio, o recolhimento do lixo e, principalmente, a reciclagem do óleo de cozinha. Importante salientar que não há fumantes entre os feirantes.

3 comentários:

  1. Ei meu amigo Romulo, bela essa iniciativa. e o caldo de piranha parece ser uma otima pedida, achei facil a receita e claro muito apreciavel por sinal.

    Um abraço e felicidades estamos por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Ola cheguei aqui por intermédio do Lucimar, gostei do espaço. Muito bom mostrar esse lado do Brasil que poucos conhecem.

    Seguindo... virei mais vezes!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom demais a culinária daí em Sazito! Fico com fome só de ler! E pelo visto ainda é saudável! abraços!

    ResponderExcluir

Prometemos exercer uma moderação leve! Só serão excluídos comentários ofensivos.