Sejam bem vind@s!

Aqui compartilhamos nossas experiências e impressões de um Brasil looonge dos grandes centros urbanos, bem distante das metrópoles e capitais. Um país ainda desconhecido para a maioria d@s brasileir@s, principalmente de quem vive na região sudeste. Tenham tod@s uma boa viagem!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Transumância


A palavra Transumância tem o exato sentido que a imagem acima mostra. Trata-se do deslocamento de um rebanho em busca de novas terras, de novas pastagens, consoante as alterações climáticas. Segundo a Wikipédia, a palavra vem do latim: trans (além de) e humus (a terra, a região) [fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transum%C3%A2ncia].
Mas o sentido da palavra que ora aqui referimos é o deslocamento humano em busca de novas oportunidades de vida, de um novo trabalho, enfim, de novas significações pessoais.
Vislumbramos a palavra pela primeira vez no livro "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Ali, nosso brilhante pensador utilizou a palavra para descrever o movimento dos nordestinos em direção à Amazônia em busca de oportunidades no ciclo de extração da borracha no final do século XIX e início do século XX. Transumância também foram o movimento dos povos da Europa Central no ciclo brasileiro do café no século XIX e a forçada diáspora dos trabalhadores escravizados da África para o Brasil do século XVI ao século XIX. Contemporaneamente, vemos também Transumância no deslocamento de levas e levas de desempregados brasileiros para os EUA, Europa e Japão.
Nossa Transumância é um fenômeno semelhante, embora nosso contingente humano seja pequeno se comparado às grandes migrações que mencionamos. Por meio de concurso público assumimos novos postos de trabalho longe de nossa terra natal. Nessas novas terras estamos aprendendo a viver distante do ninho natural. Aprendemos a conhecer novas pessoas, costumes, espaços sagrados e profanos, mas, sobretudo, aprendemos a estabelecer novas vinculações morais, políticas e afetivas.
Transmitir as experiências que experimentamos como efeitos dessas transformações é o objetivo deste blog. Evidentemente que algumas palavras de saudade serão reservadas ao torrão natal, mas como nosso destino atual é escolha pessoal, um exílio voluntário, por assim dizer, a maior parte das postagens falará sobre as nossas terras de adoção. Algumas vezes com leve ironia, mas sempre com imensa e amorosa receptividade.
Queremos que você, nosso seguidor, compartilhe conosco essas experiências. Que comente as nossas postagens. Que você se alegre com as diferenças e as semelhanças de nosso povo. Que junte-se a nós nessa aventura por um Brasil pouco conhecido e belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prometemos exercer uma moderação leve! Só serão excluídos comentários ofensivos.