Sejam bem vind@s!

Aqui compartilhamos nossas experiências e impressões de um Brasil looonge dos grandes centros urbanos, bem distante das metrópoles e capitais. Um país ainda desconhecido para a maioria d@s brasileir@s, principalmente de quem vive na região sudeste. Tenham tod@s uma boa viagem!

quarta-feira, 9 de março de 2011

To aqui, ôxe, ôxe, ôxe!!

Ah..Primeiro, é bom que diga: vim de Vitória, por meio de concurso público, com a cara coragem, a Fran e minhas três cachorras.
Amargosa é terra fria do Vale do Jiquiriçá. Muito, muito verdinha! Quando cheguei já disse: fui traída! Estrada curva e vento gelado (aff! Estou chegando em Santa Tereza-ES!) Fui lá eu achar frio na Bahia! Mas, de repente esquenta, sem nunca beirar os quarenta graus de Colatina. Agraciada pela Mata Atlântica, alvo dos olhos sebosos dos madereiros e caçadores, é ‘tudo’ um passeio no Timbó! Estamos na zona de transição - úmido, úmido-subúmido, subúmido-semi-árido e semi-árido - em 30km chegamos ao mandacaru e à caatinga. Terra de boi parrudo, musculoso. De banana, café, mandioca e fumo. Encenam os petistas: Meu pedacinho de Brasil!

Chão baiano de reza que hibrida os orixás e o latim dos padres romanos. No meio da cantoria, eis Cosminho e Janaína no samba de roda! Toda devoção é festa, é arrasto de pés, como nossos irmãos pretos em seus grandes terreiros! Mas, a cada esquina há um vigia de batina esperando para esconder uma reza e azedar o caruru. Então, cantiga de roda é resistência, jogo de corpo é luta, ser negro é marcação para não morrer descolorido!

Um comentário:

  1. Kiki, que alegria ter notícias sua. Mais ainda em saber que tens um blog também onde poderei me deliciar com seus textos cheios de vida, como este em especial.

    "Mas, a cada esquina há um vigia de batina esperando para esconder uma reza e azedar o caruru".

    Adoooooro!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Prometemos exercer uma moderação leve! Só serão excluídos comentários ofensivos.