Sejam bem vind@s!

Aqui compartilhamos nossas experiências e impressões de um Brasil looonge dos grandes centros urbanos, bem distante das metrópoles e capitais. Um país ainda desconhecido para a maioria d@s brasileir@s, principalmente de quem vive na região sudeste. Tenham tod@s uma boa viagem!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vênus de terracota



As Vênus de Terra são esculturas em terracota que evocam as Vênus paleolíticas de diferentes materiais, que foram encontradas espalhadas por grande parte da Europa e da Ásia, provavelmente esculpidas por caçadores coletores entre 35.000 e 8.000 a.C.

Tais figuras, segundo especulam os arqueólogos, podem ter representado divindades em cultos de fertilidade ou símbolos de autoridade em sociedades matriarcais, em um tempo em que a arte, mais próxima da magia, era uma produção coletiva que preconizava a perfeita unidade entre homem, animal, planta, pedra, morte, vida, indivíduo e grupo.

Exageradas em suas proporções, embora de acordo com os traços essenciais da anatomia feminina, as Vênus de Terra são confeccionadas com barros de diferentes cores, quer seja para destacar alguns detalhes anatômicos, quer seja para imprimir marcas que aludem a pintura corporal dos índios brasileiros.

O conjunto de Vênus de terracota que confeccionamos é uma tentativa de relembrar a unidade arte/vida, perdida em nossa realidade multifacetada por diferentes meios numa sociedade de classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prometemos exercer uma moderação leve! Só serão excluídos comentários ofensivos.